Coronavírus
Região tem 64 casos suspeitos de Covid-19
Em Pelotas, 19 exames ainda permanecem em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen)
Reprodução -
A Zona Sul segue sem casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. São, porém, 64 casos suspeitos e, por conta disto, durante o final de semana as cidades da região endureceram a fiscalização e criaram novos mecanismos para lidar com a pandemia mundial.
Em Pelotas, 19 exames ainda permanecem em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Ao Diário Popular, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) explicou que os casos são coletados em diversos locais, principalmente na casa das pessoas ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Areal.
Frente aos boatos de que laboratórios particulares teriam confirmado contágio pelo coronavírus na cidade, a chefe do Executivo esclareceu que, mesmo nestes casos, até o momento, as contraprovas, feitas obrigatoriamente pelo Lacen, deram negativo. "Eu também me surpreendo com essa ausência e até acho possível que pessoas estejam infectadas. Provável, inclusive, mas só falaremos assim que o Lacen determinar como positivos." Atualmente, os resultados do laboratório têm prazo de 48 horas para ser divulgados, por conta da alta demanda.
Também ao jornal, a prefeita comunicou que, nos próximos dias, o comitê de crise deve formular uma plataforma para a inscrição de voluntários, inclusive médicos, para reforçar os trabalhos. Hoje, a prefeitura irá analisar a possibilidade de utilizar a estrutura da UPA da Bento para atendimentos relacionados à Covid-19, assim como a criação de um hospital de campanha.
No sábado, uma barraca foi montada pelo Exército Brasileiro em frente ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O intuito da ação é evitar que pessoas com síndrome gripal tenham contato com outros pacientes que se enquadram dentro dos grupos de risco em relação à Covid-19. A estrutura fará triagem de classificação de risco e orientação. Caso seja constatado que o paciente está com os sintomas da Covid-19, será orientado ao isolamento, conforme recomendação do Ministério da Saúde. "Importante deixar claro que pacientes com sintomas respiratórios brandos não devem vir ao PS, que é um local destinado à emergência", enfatiza.
O mesmo deve ser implantado junto à UPA do Areal.
Rio Grande
A Noiva do Mar tem, atualmente, 14 casos suspeitos de Covid-19 - dois a mais que na sexta-feira passada. Durante o final de semana, o Poder Público também utilizou carros de som, com a voz do prefeito, Alexandre Lindenmeyer, para solicitar à população que permaneça em casa. Além disso, cumpriu determinação do governo do Estado e fechou os acessos à Praia do Cassino.
Outras localidades
Se na sexta-feira o número de cidades da região sob calamidade ou situação de emergência envolviam Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu e Chuí, esse número aumentou no final de semana. Candiota, Pinheiro Machado e Aceguá optaram pelos decretos como forma de fechar os comércios. Pedro Osório também determinou o fechamento das lojas a partir de hoje, assim como deve ocorrer em Cerrito, nos próximos dias.
Confira os números de casos suspeitos na Zona Sul
Amaral Ferrador 0
Arroio do Padre 0
Arroio Grande 0
Candiota 0
Canguçu 3
Capão do Leão 13
Cerrito 0
Chuí 0
Herval 0
Jaguarão 2
Morro Redondo 0
Pedras Altas 0
Pedro Osório 0
Pelotas 19
Pinheiro Machado 2
Piratini 2
Rio Grande 14
Santa Vitória do Palmar 7
Santana da Boa Vista 2
São José do Norte 2
São Lourenço 1
Turuçu 0
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário